domingo, 10 de julho de 2016

APRENDIZAGENS DA INTERDISCIPLINA DE MUSICALIDADE


A interdisciplina de musicalidade foi muito rica, reforçando o meu gosto por trabalhar a música na educação. Sou professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental e trabalho muito com música com os seguintes objetivos  explorar conteúdos, memorizar conteúdos (dias da semana), para explorar motricidade ampla e fina, freio inibitório, imaginação, manuseio de instrumentos musicais, oralidade, a rotina da escola (educação infantil), entre outros.

Estudamos o texto "Explorando possibilidades vocais" no qual tinha muitas sugestões de atividades para serem realizadas com as crianças, eu realizei a "Atividade 2" que propõem trabalhar a entonação e também as consoantes que compõem as palavras, a realização da atividade foi bem divertida e os alunos até se caracterizaram de personagens para fazer o dialogo, também criamos novos diálogos como mesmo objetivo.

A música também é muito presente na minha vida pessoal fazendo partes de grandes momentos tristes e alegres. Me apego muito na letras para me ajudar a superar momentos difíceis em música que falam de dar a volta por cima ou de situações parecidas com as quais estou passando. Nos momentos alegres me divirto cantando e dançando musicas animadas e divertidas. A música também se faz muito presente na igreja na qual frequento me levando a ter um encontro com a espiritualidade.

As aulas de música foram muito divertidas cantamos, exploramos a voz e conhecemos muitas definições utilizadas no meio musical, tais como: timbre, acento, acorde, canção, canto coral, entre outros.

A maneira como as atividades foram elaboradas e apresentadas a nós facilitou o aprendizado. Porém acredito que deveríamos ter mais créditos nesta interdisciplina tão importante e prazerosa.

 

 

ATIVIDADE COM POEMAS


Na interdiscplina de Literatura estudamos os poemas e após construímos uma atividade para realizar com nossos alunos. Segue abaixo minha atividade:

 

Plano de aula com poema

 

Turma: 2º ano

 

Faixa etária envolvida: 6 a 8 anos

 

Objetivos: conhecer o poema "A foca" de Vinicius de Moraes; interpretar poemas; reconhecer e fazer rimas.

 

Desenvolvimento:

1º momento: Será apresentado o poema escrito em papel pardo com letras graudas e entregue um para cada criança em folha de ofício;

 

2º momento: A professora fará a leitura do poema e depois todos farão uma leitura coletiva;

 

3º momento: deverão fazer em seu caderno grupos das palavras que rimão;

 

4º momento: deverão acrescentar a cada grupo de rima novas palavras e escrever no quadro;

 

5º momento: de forma coletiva a turma criará um novo poema com a palavras que rimam escritas pelos alunos. A professora deverá ir escrevendo o poema no quadro. Depois todos devem copia-lo no caderno.

 

CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA


Na interdiscplina de Literatura estudamos todos os itens de uma narrativa e após compusemos a nossa como segue abaixo:

 
Um dia feliz

Era uma vez uma menina chamada Ana que morava em uma fazenda muito distante da cidade, ela tinha muitos animais entre eles vacas, ovelhas, galinhas e sua mãe vivia pedindo para ela ajudar a cuidar dos bichos. Mas Ana não queria mais viver na fazenda, ela queria ir para cidade conhecer shoppings, o cinema, os restaurantes e todos os dias de noite rezava a Deus pedindo que aparecesse uma fada para realizar seu sonho.

Um belo dia quando Ana estava dando comida as galinhas achou uma lamparina bem suja, levou ela pra casa e começou a esfregar um pano para limpá-la quando de repente surge de dentro dela uma fada. Ana ficou impressionada e fada logo disse:

- Ana você é uma bela menina faça logo seu grande desejo!

Ana nem pensou muito e logo disse:

-Quero morar na cidade, conhecer os shoppings, os cinemas e tudo de lindo que existe por lá.

Então quando Ana abriu os olhos novamente estava na cidade e foi muito divertido, conheceu muitas lojas e ficou encantada com as roupas, sapatos, bolsas. Foi conhecer o cinema e levou um susto daquela tela tão grande e com aquele som tão alto, mas no final do filme achou muito divertido. E no final da noite foi a um restaurante comer um delicioso rodízio de massas.
Depois de jantar Ana estava cansada baixou a cabeça na mesa e acabou pegando no sono e quando acordou no outro dia já estava novamente em sua casa. Ana todos os dias esfregava a lamparina para ver se a fada aparecia no novamente, mas isso nunca mais aconteceu e aquele grande dia ficou pra sempre guardado em sua memória.

FÁBULAS, LENDAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS


Na interdisciplina estamos trabalhando as fábulas, lendas, parlendas e os trava-línguas abaixo fiz um resumo das definições e coloquei alguns exemplos:

 

FÁBULAS
Narrativas curtas que tem sempre um "ensinamento".
LENDAS
Narrativas de cunho popular transmitida de geração em geração
PARLENDAS
Narrativas rítmicas em forma de verso que podem rimar ou não. Geralmente envolve brincadeiras ou movimento corporal.
TRAVA-LÍNGUAS
Brinca com o  som, a forma gráfica e o significado das palavras.

 

FÁBULAS

1- O Rato Cidadão e o Montesinho

2- Os Viajantes e o Urso

3- A Coruja e a Águia

4- O Rato e a ratoeira

5- A Raposa e as uvas

LENDAS

1- Lenda da erva-mate

2- Lenda do João de barro

3- Lenda do Saci Pererê

4- Lenda da Iara

5- Lenda da Curupira

PARLENDAS

1- Batatinha quando nasce

2- Uni duni tê

3- Um, dois, feijão com arroz

4- Quem cochicha

5- Pisei na pedrinha


TRAVA-LÍNGUAS

1-Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.

2- O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.

3- Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.

4- A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.

5- Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.