Trabalho
com uma turma de 2º ano do ensino fundamental, onde consta na grande curricular
a multiplicação até a tabuada do número
4. Utilizo o quadro para fazer desenhos explicativos e materiais concretos como
tampinhas e palitos para eles entenderem o processo de multiplicação. Utilizo
como forma de explicação adição, dizendo que a multiplicação é uma adição com
todos números iguais. Depois de entendido este processo então mostro a tabuada
para eles organizarem as multiplicações. A divisão não consta no conteúdo
programático do 2º ano, porém no final sempre conseguimos iniciar a explicação
para as crianças que estão mais avançadas. Início a divisão por 2 (metade)
também com objetos como tampinha e palitos, sendo distribuídos entre duas
pessoas para ver quantos ficará para cada um.
O
texto é muito útil pois nos mostrar situações onde estes dois campos aditivos
foram utilizados de forma concreta no dia-a-dia das crianças como no caso do
telhados o que gera maior interesse por partes deles em aprender. Também nos
trás o exemplo de multiplicação usando o corpo e como já estudamos em
Corporeidade, tudo que estudamos através do corpo se torna de mais fácil
absorção. Então incluirei estas situações na minha metodologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário