sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

REFLETINDO SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Trabalho com uma turma de 2º ano do ensino fundamental, onde consta na grande curricular a multiplicação até a tabuada do  número 4. Utilizo o quadro para fazer desenhos explicativos e materiais concretos como tampinhas e palitos para eles entenderem o processo de multiplicação. Utilizo como forma de explicação adição, dizendo que a multiplicação é uma adição com todos números iguais. Depois de entendido este processo então mostro a tabuada para eles organizarem as multiplicações. A divisão não consta no conteúdo programático do 2º ano, porém no final sempre conseguimos iniciar a explicação para as crianças que estão mais avançadas. Início a divisão por 2 (metade) também com objetos como tampinha e palitos, sendo distribuídos entre duas pessoas para ver quantos ficará para cada um.
O texto é muito útil pois nos mostrar situações onde estes dois campos aditivos foram utilizados de forma concreta no dia-a-dia das crianças como no caso do telhados o que gera maior interesse por partes deles em aprender. Também nos trás o exemplo de multiplicação usando o corpo e como já estudamos em Corporeidade, tudo que estudamos através do corpo se torna de mais fácil absorção. Então incluirei estas situações na minha metodologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário