Iniciei na turma do 3º ano de onde ele faz parte em outubro, pois tive que
trocar de turma a pedido da direção. Logo no início entrei em contato com a
professora da sala de recursos para ter informações sobre ele: um menino com 11
anos, que está em processo de alfabetização, tem momentos agressivos com a mãe
e na escola, já precisou ser internado diversas vezes, falta muito a aula
devido sua crises e faz tratamento com um grupo médico especializado. Solicitei
que marcássemos uma reunião com a mãe, pois como tinha pouco tempo de aula com
ele, precisava de mais detalhes sobre sua história e suas características, esta reunião foi difícil de acontecer, o
aluno foi a aula 3 vezes, sendo que na 3º vez teve uma crise agressiva
quebrando lápis e atirando no colega e mesmo assim não conseguíamos fazer a
reunião, depois deste fato reforcei com a direção que era essencial que
tivéssemos este encontro. Então na 5º semana de aula conseguimos realizar a
conversa, foi muito proveitosa, expliquei para mãe que nosso trabalho precisava
ser em conjunto par apoiarmos uns aos outro. A mãe me relatou sua história e
seu tratamento e suas características atuais. A partir deste dia todos,
inclusive eu, nos sentimos mais seguros no nosso dia a dia. Iniciei meu trabalho
fazendo uma sondagem com ele envolvendo matemática e português neste processo
descobri que ele adorava os planetas. Como já estávamos no meio de novembro
tínhamos poucos dias de aula e meu foco foi que ele tivesse bons momentos nos
dias que viesse a escola e que conseguisse ao mesmo tempo avançar em seus
conhecimentos. Fiz um projeto sobre o Sistema Solar, envolvendo vídeos,
desenhos, escrita e leitura, onde cada planeta que trabalhamos, estudamos e
escrevemos sobre suas características e sobre palavras que tem o mesmo encontro
consonantal do nome do planeta. O trabalho foi um sucesso, no 1º dia ele
conseguiu executar tudo o que foi proposto e colocamos seu trabalho no mural e
ele até tirou uma foto. Porém ele conseguiu ir só em mais uma aula, e já chegou
ansioso olhando para o quadro e falando de seu trabalho, mostrando que teve
satisfação em fazer aquele trabalho e que queria continuar. Depois deste
resultado eu me emocionei com o resultado alcançado, acredito que consegui em
pouco pouquíssimo tempo e dentro do possível atender seus anseios, sua mãe
também sentiu-se muito feliz com nossas aulas e agradeceu muito por ter
convidado ele para ir a um passeio, sendo que deveria ser algo normal nas
escolas incluir os alunos em todos os momentos. Estou muito feliz com os
resultados que consegui em pouco tempo, que ele consiga seguir com satisfação
sua caminhada.
Martina, o aluno tem laudo?, qual a doença?, acredito que se com laços afetivos e mostrando que são importantes, muitas vezes conseguimos realizar ótimas atividades. Parabéns!!
ResponderExcluirAbraços