quarta-feira, 21 de março de 2018

Como anda nossa EJA?

Iniciamos a interdisciplina de Eja nesta segunda-feira e conseguimos tirar algumas posições dos levantamentos feitos na aula. A EJA surgiu na época da industrialização para que os operários aprendessem a ler e escrever e poder trabalhar e também para a classe pobre. Com o passar dos anos podemos ver esta tendência se mantendo com adultos (muitos idosos) voltando a estudar para se alfabetizarem por não ter conseguido isso na idade adequada, e maioria por ter tido que ir trabalhar muito cedo.
Porém atualmente podemos ver que o público da EJA vem se modificado, temos muitos jovens e de outras classes sociais cada vez mais presentes nesta modalidade. E alguns fatores que veem gerado este desinteresse citados na aula são o desinteresse pela ensino fundamental e médio, necessidade de trabalhar, maternidade e paternidade.
Porém ao mesmo tempo que temos na EJA a oportunidade de concluirmos nossos estudos, sinto que a educação fica cada vez mais superficial nesta modalidade no sentido de que conteúdos básicos acabam sendo passado cada vez em menos tempo. Temos também provas que fazem com que os alunos consigam o diploma em um dia. Infelizmente acredito que estas ações mostram como a o Governo vê a educação no nosso país. A classe baixa acaba tendo uma tendência a ser usada para o trabalho muitas vezes com salários baixos por não a possibilidades de mais formação.
Vejo a educação decaindo cada vez mais.

E esta semana temos esta surpresa... Ensino Médio EAD para rede pública. O que mais esperar?
Como salvar nosso país? A pergunta que não quer calar!

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/03/ministro-diz-que-vetara-plano-que-libera-40-do-ensino-medio-a-distancia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário