Em mais um semestre debatemos a importância de trabalhar com projetos que partam de interesse dos alunos, que sejam multidisciplinares, que atendam as necessidades da turma. Mas quando me deparo com a realidade percebo o quanto esta metodologia é difícil pois temos salas de aula lotadas, falta de recursos materiais e humanos, ausência de horário para planejamento. concepções educacionais nas escolas e principalmente no país que dificultam a implementação deste método. Este é um dos meus grandes questionamentos do nosso curso e da minha profissão: É possível trabalhar com projetos no Brasil?
Eu início pelo nosso país, pois temos um sistema focados em conteúdos bem divididos por áreas de conhecimentos e que são cobrados quando queremos que nossos alunos cursem uma faculdade fazendo ENEM ou vestibular.Sabemos que para que estes alunos saíam bem nestas provas eles precisam aprender determinados conteúdos independentes de sua importância ou utilização na vida de cada um.
Por outro lado se início um projeto, principalmente Projeto de Aprendizagem onde o interesse parte do aluno e conteúdos saíram dali, como dar conta de que meus alunos aprendam todos conteúdos necessários para passar num vestibular e os conteúdos que ele tem interesse?
Não sei como fazer isso. O máximo que conseguimos é fazer Projetos de Ensino: onde escolhemos um tema e ali acrescentamos os conteúdos que precisamos trabalhar, mas o projeto é engessado, não pode expandir, pois não tem tempo nem espaço.
Este será provavelmente um dos temas do meu TCC no qual espero expandir esta reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário