quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Como está o novo Ensino Fundamental?


Nesta semana veio refletir sobre minha postagem de 2015, Novo Ensino Fundamental, na qual analisei as mudanças neste período da escola, trazendo as crianças de 6 anos para o Ensino Fundamental e a obrigatoriedade das crianças de 4 e 5 estarem matriculadas na Educação Infantil. Na época analisei com esperança de que estas crianças estando matriculadas e começando a alfabetização mais cedo teríamos melhoras na nossa qualidade de ensino, mas infelizmente não é isso que tenho visto na prática.
As crianças estão chegando no Ensino Fundamental cada vez mais imaturas, muitos sendo infantilizados pelas famílias e estas mesmas querendo que as crianças só "brinquem" no 1º ano, com número excessivo de faltas (por darem importância para escola). Claro que estes resultados não são reflexo somente desta nova legislação e sim de uma sociedade doente, na qual parece que estamos perdidos e quando nos colocam novos rumos percebemos que estes não interesse científico e técnico para melhorar o país e sim somente interesses políticos.
Atuo também na Educação Infantil e sobram vagas em muitas escolas nas turmas de Jardins enquanto milhares de crianças estão sem escolas. O que acontece é que muitas crianças não estão sendo matriculadas e ninguém da conta de relacionar estas ofertas com a demandas. Infelizmente muitas crianças de 4 e 5 anos chegaram no Ensino Fundamental sem frequentar a Educação Infantil, mesmo está sendo obrigatória. E a perspectiva que tinha de um reconhecimento melhor desta etapa da educação também passou longe de se concretizar. Continua, muitas vezes, sendo vista como um "cuida-se" sem valor algum para os aprendizados tão importantes desta etapa.
Percebo que no Brasil as questões de educação são tratadas muitas vezes como mercadoria e interesses, infelizmente muitos de nossos governantes não querem uma melhora concreta da nossa Educação.

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