domingo, 16 de dezembro de 2018

Podemos ser escolas asas


Fechando as postagens do 8º semestre retomo meu texto ESCOLA GAIOLAS X ESCOLAS ASAS de novembro de 2016, no qual refletimos sobre o texto de Rubem Alves "Gaiolas ou asas ?".

Acredito que a educação de maneira geral muitas vezes torna-se gaiola, por barrar, limitar grandes potencialidades das pessoas. Mas também vemos que temos a potencialidade de fazermos melhor. Vi isso com a realização do meu Projeto de Aprendizagem, sempre tive este dilema entre trabalhar conteúdos fundamentais e embarcar em projetos de interesses dos alunos. Como o Brasil tem um sistema de ensino focado em conteúdos, muitas vezes é difícil tu optar em deixar de dar um conteúdo para aproveitar um projeto, pois precisamos instrumentalizar nossos alunos da rede pública para que tenham a oportunidade de passar em uma faculdade. Mas com a realização do Projeto de aprendizagem vi que posso tornar meus alunos capazes de irem atrás do conhecimento, então estudamos algo de interesse deles, mas talvez se um conteúdo obrigatório ficou de fora ele saberá com aprendê-lo.

Estas reflexões  são parciais, mas pretendo que elas tornem-se temas para meu Trabalho de Conclusão. Amei trabalhar com Projeto de Aprendizagem!

sábado, 15 de dezembro de 2018

Espaço e forma no Projeto de Aprendizagem


Na postagem ESPAÇO E FORMA de dezembro de 2016, na qual relatei uma atividade que fiz com minha turma de 2º ano quando trabalhei o "bairro". Trabalhamos em sala de aula noções de rua, casa, números, CEP, depois fizemos um passeio no bairro, e construímos maquetes.

No meu Projeto de Aprendizagem (PA) sobre escravização conseguimos fazer estes mesmo movimentos. Estudamos em sala de aula de aula sobre os Quilombos, depois fomos visitar o Quilombo dos Alpes, e construímos maquetes para expor na nossa Mostra Cultural.

Destas formas conseguimos ver os espaços e formas sendo trabalhados de forma concreta com as crianças.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

PROJETO DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA


Hoje venho relembrar o início de nossos trabalhos com Projetos de Aprendizagens (PA), lá na interdisciplina de Seminário Integrador 3, começamos a criar o nosso PA. Na postagem INICIANDO O PROJETO DE APRENDIZAGEM de maio de 2016, conto como começamos a fazê-lo, iniciando por nossa pergunta e depois passando para as certezas e dúvidas. 

Este tipo de projeto era novidade pra mim, mas gostei muito da metodologia pelo fato de partir do interesse dos alunos, dar autonomia e ter prazos e passo orientadores.

E no fim do 8º semestre conto com alegria que consegui realizar um Projeto de Aprendizagem no meu estágio. Foi um trabalho bem intenso que exigiu muito de mim e das crianças, mas vivenciamos a aprendizagem via, crianças se tornando pesquisadoras e felizes em compartilhar tudo que aprenderam.

Foi um grande prazer trabalhar com Projeto de Aprendizagem!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CONTINUAMOS LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR!


Hoje venho retomar minha postagem feita junto com a colega Olga Tomazzini em novembro de 2015, chamada MANIFESTODOS EDUCADORES - POEMA FAÇA A DIFERENÇA. 

Nesta postagem criamos um poema como forma de manifestar a nossa luta e necessidade de uma educação melhor. Esta postagem foi proposta após termos Manifesto dos Pioneiros da Educação na interdisciplina de história.

Passaram 3 anos e vemos que a luta continua e infelizmente a situação esta pior do que naquela época. Tenho salário parcelado e atrasado no município e no estado, temos os desrespeitos de muitas pessoas, temos os ataques dos governantes. Naquele poema, escrevemos precisamos lutar e que precisamos acreditar em futuro melhor, porém estamos cada vez mais cansados e desmotivados.

Mas enquanto eu estiver na educação continuarei lutando, na minha sala, na  minha escola, no meu município, no meu estado, no meu país, pois este é nosso papel!


quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

O professor precisa de mais atenção ao seus tempos


Percebo que fiz muitas postagens sobre a dura realidade professor e da educação brasileira. Destaco a postagem O TEMPO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA na qual refleti sobre como tempo do professor principalmente da rede pública é usado para dar conta de "vencer os conteúdos". Falta tempo para planejar (previsto em lei e que não é cumprido), falta tempo para formação continuada, falta tempo para reflexões individuais e coletivas, falta tempo para o lazer deste profissional.

Aqui destaco algumas mudanças que tiveram em minha escola do estado partindo de uma nova gestão, que está a 3 anos na escola. Eles começaram a se preocupar com a formação continuada, levando profissionais de diversas áreas para palestras, intensificamos novas reuniões pedagógicas para discussões de necessidades do grupo, e também tivemos atividades de lazer coletivas proporcionando momentos de distração entre os colegas.

Através desta gestão vejo que é possível um escola melhor, um olhar mais atento aos educadores. Ainda temos muito para vencer e conquistar, principalmente o tempo para o planejamento, mas temos que dar os primeiros passos em busca de uma realidade melhor.