domingo, 16 de dezembro de 2018

Podemos ser escolas asas


Fechando as postagens do 8º semestre retomo meu texto ESCOLA GAIOLAS X ESCOLAS ASAS de novembro de 2016, no qual refletimos sobre o texto de Rubem Alves "Gaiolas ou asas ?".

Acredito que a educação de maneira geral muitas vezes torna-se gaiola, por barrar, limitar grandes potencialidades das pessoas. Mas também vemos que temos a potencialidade de fazermos melhor. Vi isso com a realização do meu Projeto de Aprendizagem, sempre tive este dilema entre trabalhar conteúdos fundamentais e embarcar em projetos de interesses dos alunos. Como o Brasil tem um sistema de ensino focado em conteúdos, muitas vezes é difícil tu optar em deixar de dar um conteúdo para aproveitar um projeto, pois precisamos instrumentalizar nossos alunos da rede pública para que tenham a oportunidade de passar em uma faculdade. Mas com a realização do Projeto de aprendizagem vi que posso tornar meus alunos capazes de irem atrás do conhecimento, então estudamos algo de interesse deles, mas talvez se um conteúdo obrigatório ficou de fora ele saberá com aprendê-lo.

Estas reflexões  são parciais, mas pretendo que elas tornem-se temas para meu Trabalho de Conclusão. Amei trabalhar com Projeto de Aprendizagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário