quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Freud e a educação

Na interdisciplina de Psicologia estamos estudando o capítulo 1 do Livro "Freud e a Educação. O mestre do impossível, de Maria Cristina Kupfer", que nos mostra o estudo de Freud sobre a sexualidade.
O texto nos mostra que Freud no final do século XIX e início do século XX traçou um nova teoria contrária ao que vinha se estudando até então.
 Antes dele se via a sexualidade pela ciência da sociologia tendo como foco questões do organismo, isto é a reprodução da espécie humana, a relação homem e mulher. Sendo esta sexualidade baseada no extinto, quando nos bate o desejo de algo e que remos atingir  aquele desejo. Por exemplo: um homem querer namorar com uma tal mulher por achar o corpo dela bonito.
Quando Freud começa a estudar a sexualidade através da Psicanálise ele  define a pulsão que é algo bem diferente do extinto, pois ela é um desejo, um querer, uma necessidade constante por algo não definido são questões que os seres buscam responder a vida inteira. Por exemplo: o que me faz feliz¿ Como atingir meus sonhos¿
Freud a partir desta nova sexualidade descobre que ela vem desde a nossa infância, pois desde da mais tenra idade ja buscamos maneiras de nos satisfazermos. Como, por exemplo, um bebe que mama no seio de sua mãe, ou que quando está nascendo seus dente gosta de colocar objetos na boca e morder.
Freud também diz que a pulsões podem ser sublimadas, isto é, os desejos transformados em algo não sexual. Mas, também podem ser reprimidas podendo assim gerar neuroses. Então ele diz que todo educador deveria entender sua infância para que assim não viesse a reprimir seus alunos evitando traumas.

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