segunda-feira, 24 de abril de 2017

PROJETO EM AÇÃO

Na interdisciplina de Projeto, estamos realizando um trabalho em grupo no qual devemos aplicar um projeto com nossos alunos na sala de aula.
Nesta primeira etapa fizemos a caracterização da turma e a etapa da Pergunta Norteadora, segue abaixo a reflexões de nosso grupo:

Iniciamos aqui o relato do nosso trabalho, nosso grupo denomina-se Projeto em Ação, é composto por 4 integrantes: Keli Fraga, Luciana de Carvalho, Marcia Benites, Martina Lopes. Martina e Keli atuam em escolas estaduais, Luciana atua em uma escola Municipal em Canoas e a Luciana irá fazer o trabalho junto com ela.
Iremos fazer uma breve descrição sobre as turmas:
Martina atua em uma turma de 2º ano composta de 20 alunos;
Luciana e Marcia atuaram em uma turma de Jardim I com 20 crianças;
E a Keli atua no 5º ano composta de 21 alunos.
Serão realizados dois Projetos de Aprendizagem e um Projeto de Ensino, abaixo iremos descrever como as turmas foram organizadas e como se deu a elaboração das perguntas norteadoras:
Marcia e Luciana farão um Projeto de Aprendizagem na turma de Jardim I sem dividir a turma em grupos. O interesse pelo tem do projeto partiu das crianças por demonstrarem nas conversas de rodinha, nos desenhos e nas brincadeiras interesse pelos animais, pelas plantas e elos fenômenos da natureza (arco-íris). Juntando o interesse doas alunos por estes temas foi elaborada a seguinte pergunta pelas professoras: "Como devemos cuidar da natureza?";
A Keli também irá realizar um Projeto de Aprendizagem, o interesse surgiu a partir do trabalho que já estava sendo realizado na turma sobre os povos indígenas, os alunos demonstraram grande interesse pelo tema e um deles lançou a pergunta norteadora: "Por que os índios tem um dia especial?" A turma toda irá desenvolver esta pergunta, mas será dividida em 5 grupos para realizar o trabalho.
A professora Martina irá realizar um Projeto de Ensino, pois o tema é pré-determinado por um dos conteúdos do trimestre: animais domésticos e animais selvagens. A turma foi dividida em dois grupos, sendo que cada grupo irá trabalhar um dos conteúdos. Os alunos lançaram várias perguntas sobre estes assuntos e depois fizeram uma votação para a escolher as perguntas norteadoras, que ficaram as seguintes: "Por que os peixes vivem na água?" (animais domésticos), "Por que as aves tem asas?" (animais selvagens).
Estamos todas felizes e empolgadas com nossos projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário