sábado, 8 de abril de 2017

SER PROFESSOR

Na aula de Seminário Integrador do dia 03/04/2017 fizemos uma reflexão sobre as dificuldades encontradas na vida de um professor estudante de faculdade. Os destaques foram variados: problemas de saúde, problemas com a tecnologia e a falta de tempo (destacado pela maioria).
Podemos perceber que a profissão docente não é uma profissão que acaba quando termina, pois ao fim de um dia de trabalho, quando chegamos em casa ainda temos muitas atividades, que deveriam ser realizadas na escola, que acabam ficando para serem feitas em casa. Temos na legislação federal a previsão de 1/3 do horário planejado para planejamento, mas infelizmente isto não acontece na maioria das escolas, o que gera o "tema de casa". 
Este trabalho que realizamos sem remuneração nos toma grande parte do nosso tempo que deveria ser destinado para afazeres domésticos, lazer, estudo e assim ficamos neste ciclo de estar sempre correndo atras do tempo.
Esta questão do horário de planejamento é uma grande luta pela qual batalho desde que entrei no magistério e posso constatar que ja tive alguns avanços, porém ainda falta um longo caminho para chegar onde desejamos.
É triste saber que esta visão de educação vem de cima, dos nossos governantes e que a perspectiva de melhoras é cada vez menor.
Mas aqui estou eu... cursando Pedagogia e tentando a cada dia melhorar como professora na esperança de uma educação melhor e de um Brasil melhor.

Um comentário:

  1. Martina,
    Que bom que estás aqui, estudando pedagogia e exercitando tua resiliência. Buscamos mudanças sociais profundas. Somente com a educação as encontraremos. Sigamos adiante!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir