Erotização
da criança na mídia
A propaganda que
venho analisar é a da Marca Lilica Ripilica do ano de 2008 que tem como slogam
a frase: "Use e se lambuze.". Na imagem aparece uma menina pequena
(com idade aproximada de 4 a 6 anos em uma pose sensual (sendo algo induzido
para tal) em cima de um divã comendo um doce e com a boca toda lambuzada. Como
mostro abaixo:

Propaganda
da marca Lilica Ripilica produzida em 2008
Como vemos a
esta propaganda mostra uma criança de forma sensual, pois sendo mostrada em uma
pose provocante ao lado de uma fase também provocante. E ainda tem o detalhe do
rosto lambuzado fazendo alusões a imagens de cenas sexuais adultas. Porém o que
observamos perante a propagandas como estas é que poucas pessoas se atentam
para gravidade de tal imagem, professores e especialistas no tema geralmente
são os que mais tem um olhar critico sobre estes editoriais. Porém os pais que
deveriam e necessitavam de tal atenção muitas vezes não se dão conta da
gravidade que estas imagens transmitem aos seus filhos.
As crianças
expostas a estas cenas são incentivadas cada vez mais cedo a uma erotização e
sensualização do corpo infantil, querendo vestir e comportar-se como adultos
nestas esferas. E elas porém terem um senso critico aguçado acabam sendo alvos fáceis
deste tipo material sendo induzidas tanto a erotização quanto ao consumo desde
a mais tenra idade.
Cabe a nós
professores o papel de alertar tanto as crianças quanto aos pais desta mídia
que cada vez mais invade o mercado infantil de forma abusiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário