segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Erotização da criança na mídia

Erotização da criança na mídia

A propaganda que venho analisar é a da Marca Lilica Ripilica do ano de 2008 que tem como slogam a frase: "Use e se lambuze.". Na imagem aparece uma menina pequena (com idade aproximada de 4 a 6 anos em uma pose sensual (sendo algo induzido para tal) em cima de um divã comendo um doce e com a boca toda lambuzada. Como mostro abaixo:

http://lounge.obviousmag.org/so_para_loucos/assets_c/2014/04/lilica%20ripilica-thumb-500x162-63420.jpg
Propaganda da marca Lilica Ripilica produzida em 2008

Como vemos a esta propaganda mostra uma criança de forma sensual, pois sendo mostrada em uma pose provocante ao lado de uma fase também provocante. E ainda tem o detalhe do rosto lambuzado fazendo alusões a imagens de cenas sexuais adultas. Porém o que observamos perante a propagandas como estas é que poucas pessoas se atentam para gravidade de tal imagem, professores e especialistas no tema geralmente são os que mais tem um olhar critico sobre estes editoriais. Porém os pais que deveriam e necessitavam de tal atenção muitas vezes não se dão conta da gravidade que estas imagens transmitem aos seus filhos.
As crianças expostas a estas cenas são incentivadas cada vez mais cedo a uma erotização e sensualização do corpo infantil, querendo vestir e comportar-se como adultos nestas esferas. E elas porém terem um senso critico aguçado acabam sendo alvos fáceis deste tipo material sendo induzidas tanto a erotização quanto ao consumo desde a mais tenra idade.
Cabe a nós professores o papel de alertar tanto as crianças quanto aos pais desta mídia que cada vez mais invade o mercado infantil de forma abusiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário