Estamos estudando em Infâncias a novo
ensino fundamental de nove anos, onde as crianças iniciam com seis anos e sua
relação com a educação infantil a través do texto de Marcello e Edelweiss
(2011) conseguimos absorver alguns conceitos e fazer a relação entre estes dois
níveis "criança-projeto" com a implantação da ensino
fundamental de 9 anos as crianças iniciam na escola agora com 6 anos com isso
se idealizou um projeto de criança que deve ter qualidade de ensino, ser
alfabetizada na idade certa, sendo o foco para uma sociedade melhor.
O conceito de "criança
capaz" vem para apoiar a legislação que traz a criança de 6 anos para a
escola, defendendo a ideia de que com esta idade é possível sim, a criança ser
alfabetizada, ter uma boa interação com os colegas e professores na escola,
estar adaptada dentro da rotina escolar cumprindo a carga horária e as normas
do estabelecimento e que isso só fará ela crescer em sua vida.
Quando as autoras nos dizem que “trazer
crianças de 6 anos para ao ensino fundamental também coloca a educação infantil
sob a luz dos refletores” (p. 66), acredito que estão nos mostrando que a
educação infantil passa a ser vista com outro olhar, pelo menos que ela seja
mais pensada ou repensada de maneira a adaptar esta criança que agora irá mais
cedo para o Ensino Fundamental para que está mudança ocorra de forma tranquila
e mais proveitosa possível. Acredito até mesmo em uma integração destes níveis
para que se de segmento há um processo para que a mudança não seja tão brusca
para as crianças, sendo que muitas sofrem muito com estas transformações.
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