domingo, 20 de novembro de 2016

A ESCOLA


No segundo encontro de Seminário Integrador fizemos um estudo do uso de citações e referências. Na atividade proposta criamos um texto usando uma referência sugerida pela professora. Segue o meu texto abaixo no qual pensei sobre a escola:

O LUGAR DA ESCOLA NA COMUNIDADE

Na atual sociedade brasileira se faz obrigatória a matricula na escola dos 4 aos 17 anos, sendo que as pré-escolas tem até 2016 para a total adequação. Porém quando analisamos as realidades escolares verificamos que a maioria está muito distante do dia-a-dia dos alunos. No ambiente escolar encontramos multiculturas que exigem diversas maneiras de aprender, de interagir e de compartilhar o conhecimento, porém adaptar os conteúdos escolares as esta pluralidade é algo que ainda está bem distante. Muitos fatores contribuem para que esta adaptação não ocorra tais como: turmas com muitos alunos, professores sem horas para planejamento, falta de professores, desvalorização da carreira do magistério, alunos desmotivados com o ensino, entre outros. E infelizmente presenciamos que muito vem se falado, estudado, pensado sobre estas questões, mas que pouco está sendo mudado.
Segundo Santomé (2001, p.52) "o sistema educativo está claramente relacionado com o mundo empresarial, por exemplo, com as indústrias da informação e da comunicação, bem como com aquelas instituições econômicas privadas que produzem investigação e, em geral, com todas as empresas que fazem negócios com a produção, difusão e utilização do conhecimento". Pois a escola se constituiu através de uma cultura dominante com características e necessidades próprias, porém ao longo dos anos a escola se tornou obrigatória a todos. abrangendo diversas culturas. No entanto os professores, o espaço físico, os conteúdos mantém uma rigidez ao longo dos anos que não permite a escola irem ao encontro da realidade dos seus alunos. Muitas vezes dentro do ambiente escolar existem grupos que conseguem inserir sua cultura de forma representativa, fazendo com que a escola seja pensada para eles, mas esta realidade é muito pequena.
Nossos alunos tem uma riqueza de conhecimentos, uma riqueza de cultura, uma riqueza de interesses, mas muitas situações precisam ser revistas para que este compartilhamento ocorra dentro da escola. E o tempo está passando, as culturas cada vez mais complexas e escola cada vez  centrada em si, que cada um de nós professores possamos começar esta mudança dentro da nossa sala de aula para o mundo.
Referências:


SANTOMÉ, Jurjo Torres. A construção da escola pública como instituição democrática: poder e participação na comunidade. Revista Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 1, jan/jul 2001, p. 51-80.

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