domingo, 20 de novembro de 2016

CLASSIFICAR É CIÊNCIA

Na interdisciplina de Ciências trabalhamos com a classificação junto aos nossos alunos para pensarmos se esta ação é "Ciência". Segue abaixo meu relato:
Realizei a atividade com uma aluna do 2º ano que tem 8 anos de idade.
Distribui imagens retiradas de encartes de loja e a divisão que eu realizei foi por cômodo da casa:
- Móveis do banheiro;
- Móveis da cozinha;
- Móveis do quarto.
Em seguida misturei todas as imagens e solicitei que minha aluna fizesse a separação em grupos como ela achasse melhor. Então a aluna perguntou:
- "Tem que ser parecido?"
Respondi:
-"Você que escolhe como separar."
Ela ficou um bom tempo olhando as imagens até que começou a separação.
Depois de tudo separado questionei:
-"Por que você separou desta forma?"
E ela respondeu:
- "Porque são parecidos: cama e berço, armário da cozinha e armário do banheiro, copos e panelas e sobraram dois sem grupos torradeira e liquidificador."
Perguntei se tinha outro jeito de separar os objetos e ela fez uma nova separação agora por cores.
Separou os que tinham tons de marrons e os pretos.


Entendo que classificar é ciência, pois pensamos para agirmos sobre algo que esta estático. Logo este pensar e esta lógica que criamos é ciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário