Na
interdisciplina de Ciências trabalhamos com a classificação junto aos nossos
alunos para pensarmos se esta ação é "Ciência". Segue abaixo meu
relato:
Realizei
a atividade com uma aluna do 2º ano que tem 8 anos de idade.
Distribui
imagens retiradas de encartes de loja e a divisão que eu realizei foi por
cômodo da casa:
-
Móveis do banheiro;
-
Móveis da cozinha;
-
Móveis do quarto.
Em
seguida misturei todas as imagens e solicitei que minha aluna fizesse a
separação em grupos como ela achasse melhor. Então a aluna perguntou:
-
"Tem que ser parecido?"
Respondi:
-"Você
que escolhe como separar."
Ela
ficou um bom tempo olhando as imagens até que começou a separação.
Depois
de tudo separado questionei:
-"Por
que você separou desta forma?"
E
ela respondeu:
-
"Porque são parecidos: cama e berço, armário da cozinha e armário do
banheiro, copos e panelas e sobraram dois sem grupos torradeira e
liquidificador."
Perguntei
se tinha outro jeito de separar os objetos e ela fez uma nova separação agora
por cores.
Separou
os que tinham tons de marrons e os pretos.
Entendo
que classificar é ciência, pois pensamos para agirmos sobre algo que esta
estático. Logo este pensar e esta lógica que criamos é ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário