domingo, 20 de novembro de 2016

TRABALHANDO A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO

Nesta semana na interdisciplina de Matemática fizemos uma reflexeção sobre o ensino da adição e subtração. Segue abaixo:
Este ano estou trabalhando com uma turma de 2º ano com crianças que tem faixa etária entre 6 a 8 anos. Começo o ano realizando uma sondagem para verificar em qual nível de conhecimento que as crianças estão em relação ao sistemas numérico e as operações matemáticas. Após este processo foi possível verificar que a maioria da turma estava dominando as operações e apenas seis alunos ainda estavam em um processo de aprendizagem, sendo que estes alunos também ainda não estavam alfabetizados o que faz que as duas situações estejam relacionadas.
Então iniciei o trabalhando separando a turma em dois grupos: os que já dominavam as operações de adição e subtração e os que ainda estavam em processo. O grupo que já estava a par das operações começamos a aperfeiçoar as contas, iniciamos com contas somente com unidades depois com dezenas e posteriormente com centenas, também trabalhamos os problemas matemáticos onde as crianças inicialmente tinham que identificar qual operação deveriam realizar e depois montar a contar e achar o resultado. Com os demais alunos formamos um grupo e eu trabalhava e me dedicava mais tempo a eles, iniciamos montando contas simples com unidade e primeiro pela adição (pois eles tem apresentaram maior dificuldade com a subtração), então colocava a conta no quadro para ele identificarem como se organiza uma conta e o sinal da operação e com a ajuda de material concreto (tampinhas, palitinhos, folhas de rascunhos e nossos dedos) íamos contando até acharmos os resultados. Depois passamos para a subtração onde eles demoraram inicialmente para se apropriar que tinham que tirar ao invés de acrescentar, então quando eu colocava uma conta: 2-1, ele colocavam 2 e 1 e continuavam somando conforme a adição. Expliquei a eles o seguinte: iniciamos a conta pegando o primeiro número (2), depois olhamos o sinal (-), então se o sinal é de subtração devemos tirar um número dali e não acrescentar.
Este processo foi constante e posso dizer que durou um semestre até que as crianças se apropriassem da adição e da subtração e então iniciei com eles o trabalho com os problemas matemáticos. Agora com os dois grupos juntos estamos trabalhando as operações de adição com reserva e a subtração com empréstimo através de explicações no quadro.
Com a leitura do texto relacionando com a adição pude observar que o trabalho que realizo é na maioria do tempo usando uma "didática tecnicista" , pois inicio as operações em nível e vou explicando como se deve fazer aumentado a dificuldade aos poucos. Mas ao mesmo tempo eu utilizo na sala "material didático manipulativo" como tampinhas, palitos que auxiliam muito na realização das contas. Acredito que deva aperfeiçoar meu trabalho utilizando materiais como o material dourado e o ábaco e a decomposição dos números, pois eles ajudam a entender o processo de adição e usar o cálculo mental.
No que a trata sobre subtração realizo meu trabalho começando com as contas sem reserva e depois passando para as com reserva assim como indica o texto. Porém vejo no que se trata de contas com reserva eu realizo a explicação de maneira incorreta dizendo que a dezena deve "emprestar um" a unidade, o texto nos orienta que não empestar o processo que ocorre e sim uma "preparação", então devemos pegar uma dezena e trocar por dez unidades para realizar a operação. O texto também nos orienta a iniciar começar o processo de subtração com o material dourado, depois passar para o quadro valor de lugar e por fim a operação em si. Eu no momento não realizo o processo desta maneira, inicio já com as contas e assim como na adição uso materiais manipulativos para ajudar no cálculo.
Este material foi muito útil para repensarmos nossa didática e encontrar novas maneiras e corretas de explicar aos alunos a adição e a subtração.

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