domingo, 20 de novembro de 2016

O TEMPO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA

O tempo em sala de aula continua sendo o tempo para "vencer" um conteúdo dentro um período letivo especificado. As crianças continuam sendo divididas por séries a principio de acordo com sua idade, pois através da Psicologia a gente vem estudando e engessando as crianças conforme sua faixa etária. Porém as crianças que saem deste padrão acabam ficando de lado e muitas vezes repetindo de ano ou avançando por ficar com as crianças de sua faixa etária, mas o foco na aprendizagem destas crianças passa a não ser prioridade e cada vez mais estas crianças vão se tornando invisíveis.
Por outro lado o professor "não tem tempo pra nada", começando pelo tão importante tempo para o planejamento previsto em lei, mas que na realidade não existe. Sendo assim nossas tarefas são feitas nos "intervalos" durante o dia letivo ou em casa, tirando muitas vezes nosso tempo de lazer. Tempo para se pensar de forma coletiva a educação com sugerem as autoras também ocorrem bem pouco, porque no tempo que teríamos pra isso temos que planejar as atividades de sala de aula, planejar festas para datas comemorativas, entre outras tantas atividades que são tomadas como prioridades ao invés da reflexão quanto a educação. Chega no fim do ano, já começamos a tentar a organizar o ano para o próximo período letivo para que nosso de lazer seja poupado o máximo possível e com a realidade econômica e política que vivemos nem a esperança de uma carreira mais valorizada tem nos passado este ano.
Que possamos ter mais tempo pra estudar, pra refletir, para o lazer, para a carreia. Que os tempos possam ser mais respeitados.






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