O tempo em sala de aula
continua sendo o tempo para "vencer" um conteúdo dentro um período
letivo especificado. As crianças continuam sendo divididas por séries a
principio de acordo com sua idade, pois através da Psicologia a gente vem
estudando e engessando as crianças conforme sua faixa etária. Porém as crianças
que saem deste padrão acabam ficando de lado e muitas vezes repetindo de ano ou
avançando por ficar com as crianças de sua faixa etária, mas o foco na
aprendizagem destas crianças passa a não ser prioridade e cada vez mais estas
crianças vão se tornando invisíveis.
Por outro lado o professor
"não tem tempo pra nada", começando pelo tão importante tempo para o
planejamento previsto em lei, mas que na realidade não existe. Sendo assim
nossas tarefas são feitas nos "intervalos" durante o dia letivo ou em
casa, tirando muitas vezes nosso tempo de lazer. Tempo para se pensar de forma
coletiva a educação com sugerem as autoras também ocorrem bem pouco, porque no
tempo que teríamos pra isso temos que planejar as atividades de sala de aula,
planejar festas para datas comemorativas, entre outras tantas atividades que
são tomadas como prioridades ao invés da reflexão quanto a educação. Chega no
fim do ano, já começamos a tentar a organizar o ano para o próximo período
letivo para que nosso de lazer seja poupado o máximo possível e com a realidade
econômica e política que vivemos nem a esperança de uma carreira mais
valorizada tem nos passado este ano.
Que possamos ter mais
tempo pra estudar, pra refletir, para o lazer, para a carreia. Que os tempos
possam ser mais respeitados.
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